DICAS

Formaturas

Dicas para alunos e membros da comissão

É muito importante a cobertura dada aos eventos da formatura como: culto, colação, baile, etc. Esses registros poderão ser utilizados posteriormente na produção de um clip, de preferência sempre supervisionadospela comissão de formatura. Em geral as empresas ou profissionais responsáveis pedem exclusividade na cobertura da festa de formatura, esperando que os alunos e seus familiares não levem máquinas fotográficas e/ou filmadoras particulares.

Agendamento: Para que estes eventos tenham uma boa cobertura dos profissionais contratados, em geral sugere-se um agendamento feito com antecedência, preferencialmente sempre pelas mesmas pessoas (integrantes da comissão de formatura).

Alguns cuidados a serem tomados antes, durante e depois dos eventos:

É conveniente deixar mais de um telefone para contato com a equipe de fotografos contratados.

Os profissionais que trabalharão nos eventos deverão estar devidamente identificados.

O acompanhamento da comissão de formatura junto aos profissionais contratados é de suma importância.

Ao agendar os eventos, procure passar o máximo de informações sobre as características dos alunos, bem como detalhes da localização onde será realizado cada evento, evitando-se assim a possibilidade de desencontros.

Providencie indentificações aos componentes da formatura (ex. camiseta escrita formando, crachá, botom, boné ou outros), para que os componentes da turma sejam localizados facilmente pelos profissionais contratados. Isso facilitará o trabalho de captura de imagens.

Os horários dos eventos previamente estabelecidos deverão serem obedecidos com rigor, exceto quando houver pequeno atraso, solicitado pela presidência da sessão ou algum componente da comissão. É comum nessas ocasiões haver solicitação de espera para o aguardo de algum componente da turma de formando em atrasado.

Façam uma lista das pessoas que irão discursar, cobrem o discurso (escrito com bastante antecedência) e guarde-os uniformemente em pastas pretas. Distribua cópias dos discursos às pessoas no dia do ensaio da colação e distribua os originais no dia da colação.

Lembrar à comissão que o tempo máximo usual para discursos é de 5 minutos, e tempo máximo para homenagens: 3 minutos.

Especifique nos convites ou informativos o traje específico para cada evento.

Entrem em contato com os seus professores convidados e lembre-os desse compromisso.

Os seguranças estarão a serviço da comissão de formatura. Não exite em orientá-los na tomada de decisões, caso haja necessidade.

Avise com antecedência aos seus convidados de que a entrada só será permitida mediante a apresentação dos convites.

Ao perceber a presença dos profissionais contratados, confirmem a permanência dos mesmos no local do evento até o horário previamente estabelecido.

Caso se faça necessário, avise aos seus convidados que o clube não dispõe de cadeiras suficiente para acomodar todas as pessoas presentes. Peça a compreensão dos seus convidados. Tão logo inicie as músicas esse tipo de problema é contornado, com o aumento do número de assentos.

Na entrada do clube geralmente é montado um estúdio fotográfico no qual os formandos poderão fazer fotos com seus familiares, parentes e amigos. Profissionais de fotos e vídeos estarão circulando ao redor das mesas. Observe se eles fizeram o seu registro, caso contrário, solicite para que eles o façam. Preferencialmente que esse registro seja feito antes do início das valsas.

Outro protocolo comum na formatura é o cerimonial de chamada para as valsas. Procurem ficar alertas, dirigindo-se o quanto antes para o local indicado. Estar atentos a esse chamado evitará o desconforto da espera e o mal aproveitamento do tempo do baile.

Caso algum formando perceba a insistência de alguém, já embriagado insistindo em conduzir um veículo, faça a gentileza de comunicar o fato à comissão de formatura, Evitem de imediato chamar os seguranças.

A guarda ou extravio de pertences são de inteira responsabilidade de cada formando.

Não carregue consigo mais pertences do que o necessário para esse tipo de evento. É possível que no local da festa não haja profissionais para a função específica de guada-volumes. Evite deixar objetos de valores nos veículos.

Em geral, são executadas 3 valsas nos bailes de formatura: 1ª com os pais ou acompamhantes, 2ª com os padrinhos, madrinhas ou convidado especial do formando e a 3ª livre para todos os convidados. Em caso de adoção de outro padrão, avise discretamente ao público.